De forma a oferecer ainda mais agilidade, segurança e conveniência aos usuários, o 2° Registro de Imóveis da Comarca de Pato Branco/PR passa a integrar a ONR - Operador Nacional do Registro Eletrônico de Imóveis, que oferece serviços prestados eletronicamente. Através desta plataforma é possível realizar solicitações sem se deslocar ao Registro de Imóveis.
É a certidão de matrícula do imóvel expedida em formato eletrônico. Esta certidão possui fé pública e validade jurídica pelo prazo de 30 dias. O documento poderá ser utilizado para lavratura de escrituras públicas, contratos de financiamento imobiliário e quaisquer outros documentos públicos e particulares.
Para solicitar uma certidão digital, o usuário deverá selecionar o Estado, indicar a cidade e cartório onde o imóvel está registrado, e escolher o tipo de certidão desejada. A certidão digital solicitada, será emitida e disponibilizada conforme prazo determinado pelo Estado.
Assim que a certidão for emitida, a resposta ficará disponível para download na central de registradores de imóveis no menu - pedido de certidão - consulte o status do seu pedido. O valor do serviço de certidão digital é definido pela tabela de custas do Estado do Paraná, não havendo acréscimo do valor de serviço da central eletrônica.
É a visualização da imagem da matrícula do imóvel, utilizada apenas para consulta de pesquisa de dados da matrícula, portanto esta é uma imagem, sem validade jurídica. A mesma fica disponível no momento da solicitação.
Para realizar a solicitação da matrícula online, é necessário indicar o cartório em que está registrado o imóvel e o número da matrícula. Se o usuário não souber o número da matrícula, o mesmo deverá realizar uma pesquisa de bens. Após a solicitação, a imagem da matrícula ficará disponível por 24 horas. O valor do serviço de matrícula online (visualização) é definido pela tabela de custas do Estado do Paraná, não havendo acréscimo do valor de matrícula online.
É a busca de bens imóveis e outros direitos reais registrados na base de dados do Registro de Imóveis. Para evitar problemas de homonímia, a consulta é efetivada somente através do número do CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica) do proprietário do imóvel. Caso o CPF ou CNPJ pesquisado não seja localizado no cartório indicado no momento da solicitação, o sistema fará esta indicação em tempo real.
Caso sejam localizadas ocorrências, o pedido será direcionado ao cartório e a resposta será realizada conforme prazo determinado pelo Estado. A resposta ficará disponível na central de registradores de imóveis no menu - pesquisa de bens. O valor do serviço de pesquisa de bens (buscas) é definido pela tabela de custas do Estado do Paraná, não havendo acréscimo do valor de serviço de pesquisa de bens.
O e-Protocolo possibilita a postagem e o tráfego de traslados e certidões notariais e de outros títulos, públicos ou particulares, elaborados sob a forma de documento eletrônico, para remessa às serventias registrais para prenotação.
Permite que o Tabelionato de Notas efetue o upload do traslado nato digital, subscrito digitalmente apenas por escrevente habilitado com cadastro no CENSEC, remetendo a escritura para qualificação do registro de imóveis competente. O traslado nato digital pode ser enviado acompanhado de documento eletrônico estruturado em XML (Extensible Markup Language).
Assim o pedido e o processamento são totalmente digitais. O valor do serviço do e-Protoloco é definido pela tabela de custas do Estado do Paraná, não havendo acréscimo de valor do serviço da central eletrônica.